terça-feira, 19 de julho de 2011

“Serei leal contigo, quando eu cansar dos teus beijos, te digo”.




Ps.: ignorem a falta de paciência pra escolha da foto.

O título do post é o trecho de uma música da Eddie, uma banda de Olinda que tem músicas maravilhosas, e essa é uma delas.
Por sinal, acho que cabe colocar mais uma parte:
“Serei,
Serei leal contigo
Quando eu cansar dos teus beijos,
Te digo

E tu também liberdade terás
Pra quando quiseres bater a porta
Sem olhar para trás...
Quando os teus olhos cansarem dos meus olhos
E o teu sorriso cansar da minha voz
Não é preciso haver falsidade entre nós”.

Engraçado, vocês já pararam pra pensar no que significa a palavra LEALDADE? Antes de qualquer coisa, vos digo, é um pouco diferente de FIDELIDADE.
De forma superficial, acredito que ser leal é ser coerente, claro, honesto, não necessariamente, fiel. Como assim? Eu posso até trair meu parceiro, mas contarei, terminarei ou esconderei da melhor forma possível, qualquer coisa para que ele não seja enganado/magoado e para que meu princípio de ser leal não seja “traído”.
Entendem?

Já a fidelidade (falo aqui no contexto de relacionamentos amorosos) baseia-se simplesmente no NÃO ADULTÉRIO.
Quem é fiel, é leal, pois é coerente neste propósito, mas quem é leal, não tem obrigação de ser fiel.

O que eu acho disso tudo? Prefiro a lealdade. Prometer a não traição é algo complicado... Existem MIL fatores que podem fazer uma pessoa a pular a cerca e não se pode generalizar e dizer que toda traição é maligna, errada e deve ser abominada. Se assim fosse, ninguém perdoaria certas traições.

Fora que o fato de NÃO INCLUIR TERCEIROS em uma relação é puramente cultural, não preciso nem explanar muito o tema, já que na antiguidade isso não tinha absolutamente nada a ver com falta de fidelidade e até hoje alguns países adotam este tipo de “pensamento”.

A lealdade está mais ligada ao fato de quem está com você poder confiar (ter certeza) que não será lesado, enganado, feito de besta/idiota e apunhalado pelas costas.
E quando falta... tsc, tsc, tsc. Quando um relacionamento, seja no “formato” que for, é construído com RESPEITO e CONSIDERAÇÃO, a lealdade vem embutida no pacote. Se não há mais interesse, felicidade, prazer em estar junto, a liberdade de IR e VIR está aí pra isso.

Nada como uma boa conversa, de adulto maduro para outro adulto maduro, para que as coisas fiquem claras e ninguém saia morrendo de raiva do ex querido parceiro, né?
Enfim, aprender o sentido da palavra LEALDADE vai melhorar e MUITO toda e qualquer relação.

Fica a DICA, vamos ser o que queríamos que fossem conosco!

Beijos e até!


Cumbuca Mor.

Um comentário:

  1. e quem apenas é fiel, pode apenas nao ter tido a oportunidade da traição...
    e quem é leal pode se manter leal diante da possibilidade.

    M.A.C

    ResponderExcluir

Comente aqui ou envie a sua história para souumacumbuca@gmail.com. Ela será avaliada e postada com pseudônimos. Os textos estão sujeitos a correções de ortografia e de gramática.